GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONVIVENCIA DE MABILDE COM OS COROADOS

Afonso Mabilde ficou preso, gozando de alguma liberdade muito vigiada, para não ter possibilidade alguma de fugir, o que ele, aliás, logo verificou. Passou trabalho, privações e frio. Para se abrigar dispuha unicamente das roupas que vestia ao ser aprisionado. tratou de fazer alguma coisa, mantas com fibras de vejetais,caçar animais para usar as peles e penas como abrigo.
O que fazia ensinava tudo aos selvagens,deixando-os surpeendidos com o que conseguia realizar. Jamais manifestou desejo de fugir, o que, se fizesse, lhe seria fatal. Tratou então de ir conquistando, aos poucos, a confiança dos indigenas coroados, que, à medida que o tempo passava, cada vez mais o consideravam como um ser diferente e superior, respeitado  até pelo cacique principal. a maior prova disso é da consideração que teve quanto à alimentação que lhe davam os indigenas coroados, oferecendo a ele frutas, pinhões, não tendo que ele mesmo procurá-los na mata.
Começou a colher dados  sobre os usos e costumes e crenças, fazendo o possível para falar o idioma indigena. quando conseguiu falar com os indígenas, estes passaram a vigiá-lo menos. Era só seguido e vigiado por um jovem índio de mais ou menos 20 anos chamado Ucuity, e se tornaram amigos.
Mabilde falava com Ucuity sobre as maravilhas da civilização, da vila de São Leopoldo(agora parte da Grande Porto alegre-Rio Grande do Sul- , das casas que construía, das pontes para atravesssar os rios sem precisar nadar, etc...
Tudo o que contava, totalmente desconhecido para Ucuity, despertava-lhe a curiosidade...digamos que foi uma boa estratégia de Mabilde! Propòs então ao  jovem índio que o acompanhasse até São leopoldo onde lhes mostraria tudo e acabou fugindo dos coroados levando consigo o jovem, e por incrivel que pareça, Ucuity impôs apenas que pudesse levar consigo um filhote de onça, a que dedicava particular afeto.
Já haviam se passado dois anos.
Trouxe para São Leopoldo além de Ucuity e a sua onça pedras preciosas, semipreciosas, amostras de plantas que lhes despertaram a curiosidade, tudo o que pode....
Quando chegaram a São Leopoldo Mabilde e  o indio foram recebidos  com afeto,pois a familia, depois de tanto tempo estava em luto, pensando que ele havia morrido na mata.
Foi grande a alegria, O jovem foi bem recebido e tratado como um filho. Ucuity aprendia e aceitava os novos  costumes com certa relutância , mas não falava em voltar para as matas.
quanto à onça, não queria nem falar na hipótese de colocá-la em uma jaula, o animal já estava crescido e quando conseguia burlar os moradores da casa saia a passear com a onça come se fosse um gatinho de estimação. Era uma fêmea e tolhida de sua vida natural foi ficando inquieta e feroz, até que um dia , apesar das advertências de Mabilde, Ucuity foi alimentar a fera e ela o atacou de surpresa, não havendo tempo de defender-se, acabou morto pelas garras da fera.

Triste fim para Ucuity, o amor que tinha pela fera custou-lhe a vida.

Mabilde, por sua vez tornou-se um tipo de guia para os demarcadores que avançavam, pois conhecia bem os perigos da floresta, Pesquisava sempre, com espírito observador colheu muito material de etnologia, geologia, mineralogia, botânica e tudo o que a elas se ligasse direta ou indiretamente e que lhes eram familiares .
Além disso, caindo nãs mãos de outra tribo, posteriormente, foi reconhecido, salvo e liberto pela primeira tribo com a qual convivera e que o reconheceram. No primeiro momento, para salvar-se usou o mesmo método anterior "da utilidade da luneta"!
pintura imitando pele de onça

Mabilde faleceu em 1883, em são Leopoldo , este engenherio belga que havia se naturalizado brasileiro deixou um legado hsitórico inestimável para   o Rio Grande do Sul.

Observação:selvagens pode ser uma forma de entender:habitantes da selva.

ONÇA PINTADA


A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como jaguar ou jaguaretê é um grande felino, do gênero Panthera, e é a única espécie Panthera encontrado nas Américas. É o terceiro maior felino após o tigre e o leão, e o maior do Hemisfério Ocidental. Mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, é encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos "jaguar" e "jaguaretê" têm origem no termo da lingua guarani jaguarete. O gato tem sido largamente extirpado dos Estados Unidos desde o início do século 20. Este gato manchado mais se assemelha ao leopardo fisicamente, embora seja geralmente maior e mais resistente. As características do seu comportamento e habitat são mais próximas às do tigre. Enquanto seu habitat preferido foi visto sendo na densa floresta tropical, foi encontrado em uma variedade de terrenos abertos. A onça pintada está fortemente associada com a presença de água e é notável, juntamente com o tigre, como um felino que gosta de nadar. Anda em grande parte solitária, mas é oportunista na seleção de presas. É também um importante predador.
a onça pintada não existe mais no Rio Grande do Sul  atualmente, por não haver mais mata suficiente para seu habitat. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário