GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de abril de 2011

SOBRE ESTA PARTE DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

QUAL TERIA SIDO O FUTURO DA REPUBLICA GUARANI NO RIO GRANDE DO SUL S ENÃO HOUVESSE SIDO DESTRUÍDA?

Consideramos que, pela riqueza, organização do povo teria se transformado em um modelo de vida em sociedade para o Mundo todo.
Propiciava que cada indivíduo desenvolvesse seus dons, ou a arte ou o trabalho, educação , trabalho, laser para todos. O dia dividido para ser aproveitado, o descanso....o progresso contínuo do SER HUMANO.

Há quem diga, porém, que, com o avanço inevitável da civilização branca este universo teria se dissipado com o tempo e esta população nativa não existiria hoje, da mesma forma, diluida em meio ao avanço do povo colonizador.
Quem saberá responder? este questionamento permanecerá em nossa história eternamente!

Também consideramos que não houveram apenas benefícios, visto que o primeiro contato com os brancos, com os indigenas não tinham imunidade para certas doenças passageiras e corriqueiras até o século passado para nós, da raça branca, eles  morreram tambem aos milhares, às vezes tribos inteiras de sarampo, catapora ,varíola....

Os costumes tribais modificados traziam tambem um certo desconforto, houve muita resistência também, muitas tribos se renderam aos novos costumes como a monogamia à força. aO INVÉS DAS FESTAS TRIBAIS, FESTAS RELIGIOSAS CATÓLICAS, muitas coisas mudaram na vida destes povos , se foi bom ou ruim, quem sabe dizer com certeza já que o futuro para
eles é o que nós conhecemos hoje: vida nas reservas, não é obrigatório, mas quando saem das reservas ficam acampados como os mais pobres dos pobres do Brasil. Serão eles obrigados a permanecer sempre em "reservas"???

Bem, perguntas ainda sem respostas......

CATEDRAL DE PASSO FUNDO
Depois deste período inicial o Rio Grande do Sul  continuou megulhado em conflitos, ora internamente, ora com os castelhanos, ora contra o Imperio brasileiro, disputa de poder....podemso dizer que até 1930 os então, já chamados gaúchos pelearam sem cessar. Enquanto isso  os fatos que aconteciam no Brasil iam chegando até aqui, abolição da escravatura, chegada dos imigrantes, e assim entre guerras e desenvolvimento formou-se  o Meu amado Rio Grande do sul de hoje, ainda com problemas de pobreza, desigualdade social, etc...todos os males que afligem o Mundo tambem nos afligem, mas ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, NÃO SEI ATÉ QUANDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário