GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O TRATADO DE MADRID

Como vimos anteriormente ao longo dos séculos diversos tratados foram firmados entre Portugal e Espanha para dividir as terras "conquistadas" mas para os nativos da America do sul a coisa começou a ficar feia mesmo após o TRATADO DE MADRID, firmado em 13 de janeiro de 1750, entre o rei de Portugal D.João V e Fernando VI da Espanha.
Este tratado foi planejado por ALEXANDRE DE GUSMÃO, ministro de D.João V. Ele conseguiu convencer o monarca que convinha a portugal uma porção do território das Missões do Paraguai, que eram 30 aldeias situadas no centro e na zona superior dos rios Uruguai, Paraná e Paraguai. Dessas 30 reduções sómente 8 se acham dentro do território da atual República do paraguai, enquanto 15 estão em território Argentino e 7 estão situadas no Brasil, especificamnete no Rio Grande do Sul.Isto lhe assegurava a fronteira natural, do que a distante COLONIA DO SACRAMENTO, constantemente ameaçada , exigindo caríssimas medidas de defesa, incompatíveis com os recursos bélicos de Portugal.
Gusmão convenceu o Rei de Portugal que, embora perdessem a COLONIA DO SACRAMENTO estas novas divisas abririam facilidades na possivel descoberta e exploração de jazidas de ouro no território
missioneiro e o rei de Portugal não via interesse algum aqui que não fossem interesses econõmicos.

EIS UM  DOS ARTIGOS QUE CONSTAVA NO TRATADO DE MADRID:

"Das povoações ou aldeias que cede sua MAGESTADE  CATÓLICA  NA MARGEM ORIENTAL DO URUGUAI,  sairão os MISSIONÁRIOS (jesuítas) com todos os móveis, e efeitos, levando consigo OS ÍNDIOS  para aldear em outras terras de Espanha, e os referidos INDIOS   poderão levar também todos os seus móveis e semoventes, e as ARMAS, pólvora e munições que tiverem, em cuja forma entregarão as povoações à COROA DE PORTUGAL , com todas as suas casas, Igrejas e Edifícios e a propriedade e posse do terreno....!
O Território cedido da Espanha para Portugal compreendia os 7 POVOS DAS MISSÕES: SÃO BORJA, SÃO NICOLAU, SÃO MIGUEL,SÃO LUIS GONZAGA, SÃO LOURENÇÕ,SÃO JOÃO BATISTA,SANTO ANGELO, que eram trabalhados pelos jesuítas desde o ano de 1682!

Aí começou o conflito deveras, os jesuítas haviam já organizado todo este povo, pode-se dizer um exemplo de bem estar e organização social, deixando de lado algumas normas da Igreja Católica de então, mas viviam bem, muito bem, se desenvolvendo em todos os aspectos espirituais e humanos.
Os portugueses  e espanhóis sabiam que haveria resistencia e se prepararam para fazer cumprir o TRATADO à força, se fosse necessário.
No ano de 1732 a população dos SETE POVOS  contava com  39.343 "almas"- almas- era a forma de designar os indígenas.

Além disso deram prazo de apenas um ano para efetuar a mudança!
Nesta época a Europa não tinha a menor idéia para compreender  a dimenção do problema da execução deste Tratado, longe demais para entender a dimensão deste negócio!

mapa dos movimentos dos exércitos indígenas e espanhóis e portugueses.
Começa aí uma série de manobras por parte dos padres jesuítas, tentando retardar ou reverter a situação, os indígenas recusaram-se a obedecer esta ordem, Portugal e Espanha juntaram-se em armas para fazer cumprir o TRATADO e ainda no meio de tudo isso a ORDEM DA COMPANHIA DE JESUS mandou um representante, com o aval DO SUMO PONTÍFICE PARA FAZER CUMPRIR AS ORDENS! FOI O COMEÇO DE DIVERSAS CAMPANHAS QUE CULMINARAM   COM A GUERRA GUARANÍTICA, LEVANDO OS INDIOS DESVANTAGEM POR NÃO TEREM ARMAS PARA ENFRENTAR OS DOIS EXÉRCITOS.

























sul







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário