Ana Seganfreddo sim, conforme pesquisa do frei Arlindo Batistel, que relata os acontecimentos na capela da N. S. da Saúde de Capoeiras (Nova Prata) no início do século XX, para que os colonos reivindicassem junto às autoridades de Alfredo Chaves (Veranópolis), uma escola pública.
-- Imaginem, dizia Pe Antônio, o que vão fazer vossos filhos sem saber ler, escrever e fazer contas. Serão ridicularizados e logrados toda hora!
Porém um certo Pancera, um colono da capela São José retrucou:
-- Padre Antônio, nossos filhos, aqui no Mato, não precisam estudar. O que importa é que eles trabalhem. É trabalhando que se faz dinheiro. Ir estudar é perder tempo. Os da cidade é que tem que estudar, não os colonos. E tem mais, na escola aprendem a lograr os outros, a serem desonestos nos negócios, a desobedeceram aos pais, a serem canalhas e se afastarem da religião. Meus filhos eu não mando para à escola.
Padre Antônio ficou estupefato pela colocação, porém calmamente e com segurança falou:
-- Olhe, seu Pancera. Quando vocês vieram aqui, era só mato, não podiam vender produtos porque não havia quem comprasse e nem havia estradas, mmultiplicaram-se os tropeiros, estão aumentando o número de carretas pesadas, de nove mulas. Quem produz consegue vender. Há comércio, circula dinheiro. Capoeiras está crescendo. Amanhã ou depois vai virar cidade grande e vossos filhos, se não souberem ler e escrever, vão assinar uma nota promissória pensando que seja uma escritura.
E continua...
-- Filhos, é preciso que vocês peçam escola, se não for para agora, ao menos para o futuro! E, no final da missa vamos escolher um responsável para pedir as autoridades competentes uma escola para a nossa capela.
E assim se fez..., e a escola com o passar de algum tempo foi concretizada...
Portanto, o Padre Antônio era bom conselheiro espiritual, mas também se preocupava com o desenvolvimento da Comunidade na parte social e no bem estar dos habitantes, Nova Prata e região deve muito para este "eleito de Deus".
AQUI SOBRE A FORMAÇÃO DAS CARRETAS DE MULAS , NO CASO AS ESTRADAS DE CHÃO BATIDO
para muitos que ficaram em dúvidas sobre a carreta de 9 mulas, era preciso estradas largas para passar 6 mulas alinhadas na frente, três logo atrás e por último a carreta carregada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário