GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ERVA MATE RIQUEZA DAS MISSÕES -A DISPUTA PELO MONOPÓLIO

ESTES PÉS DE ERVA MATE T~EM NO MÍNIMO 60 ANOS-TERRAS DE FAMILIA DE CORNELIO SEGANFREDDO EM CIRÍACO-RS
Com a morte de Hernandárias os indígenas perderam o seu protetor. Mas o comercio de erva mate continuou apesar da disputa entre os da banda oriental do Uruguai e os da banda ocidental.
Havia duas formas de preparar o mate:uma com "palos" pauzinhos- e outra em pó, grosso, valendo esta duas ou tres vezes  mais do que aquela.
A erva grossa não sabiam os espanhóis prepará-la, e, pois, tinham procurado contrafazê-la, mas saia-lhes tão má que valia menos ainda que a de "palos". Sabiam sim, preparar a caá-mini, e a primor, os índios das reduções jesuíticas e era esta a mais afamada em toda a conquista platina. Só a cidade de Assunção que em 1620 contava com 500 moradores espanhóis recebeu 15.000 arrobas de erva-mate, a maior para consumo próprio.

INTRIGAS DOS ENCOMENDEROS

Os jesuítas e os encomenderos não se davam bem, pois os jesuítas denunciavam os desmandos destes espalharam maldosamente que os padres estavam explorando clandestinamente minas de ouro e que espoliavam os indígenas, começando uma peleja que nunca mais acabou.

Os padres vieram a público e disseram que os ervais  eram quase dentro das Reduções, que faziam a safra da erva entre o verão e o outono, que as estradas eram transitáveis, a alimentação dos índigenas farta e estes eram revezados no serviço.
O bispo do Paraguai(Cardenas) ue não gostava dos padres jesúitas fez uma fofoca ao governador de Buenos Aires, pedro d"Avila e este intimou os padres das reduções dizendo que só a ele, o governador, cabia dispor da erva trazida pelos indigenas e em beneficio deles.
Esperetamente os padres jesuítas combinaram com os indígenas para que cada adulto trouxesse como óbulo uma pequena porção de erva-mate como oferenda para o ornamento dos templos e óbulo para os pobres, e assim o governador e o bispo não puderam impedir que esta riqueza fosse utilizada para o crescimento das Reduções e a construção de templos jesuíticos.com este artifício os padres jesuítas e os indígenas puderam continuar o beneficiamento e comercio da erva mate, que veio depois a ser comercializada em grande quantidade em Buenos Aires.

Havia dentre os jesúítas um botânico chamado Sigismundo Asperger e um médico chamado Pedro Montenegro que demonstrara os benefícios da erva mate . Montenegro chamou-a de " árvore formosa, proveitosa e saborosa para os habitantes"

A erva mate consumida pelos índios  impedia que eles se embriagassem com o "cauin" e outras bebidas que continham álccol por fermentação.

OS SETE POVOS DAS MISSÕES ORIENTAIS  estavam em meio a grandes ervais nativos, o ue facilitava o preparo e comercio, por isso sempre foram atacados por outrod que cobiçavam a tal erva.
Aumentando a população de toda esta região da américa do sul, mais era procurada a erva mate para consumo, consolidando-se deveras como uma das pricipais riquezas das Reduções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário