GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

AS MISSÕES SEMPRE FORAM DISPUTADAS PELAS SUAS RIQUEZAS

Sebastião Cabot foi o primeiro a explorar os rios Paraná e Paraguai em 1527, pensando somente em carregar suas naus de ouro e prata e não somente encontrar as minas.
Os conflitos entre indígenas e conquistadores sempre foram uma constante na história do sul da América
Os índios querandis , maltratados pelos europeus queimaram a primeira fundação de Buenos Aires, por isso os europeus preferiram se estabelecer em Assunpção, em 1536, no atual Paraguai, que foi a primeira capital cisplatina.

Irala não era um conquistador sanguinário, dividiu as terras entre os indios e os conquistadores, porém estes logo trataram logo de escravisá-los fazendo com que trabalhassem para eles  sem dó nem piedade.Lembremos que até então os índios viviam livremente em suas terras. Até 1590 já haviam começado as cidades de Tucumán, Santa Fé,  reerguida Buenos aires .
Já haviam também "filhos da terra" fruto do cruzamento dos europeus com as indígenas, o dito crioulo.ou mameluco. Foi neste cenário que os jesuítas encontraram a região quando chegaram.

As terras dividas entre indigenas e europeus colonizadores se chamavam "encomiendas". Explorados pelos "encomenderos" os indígenas viviam em constante luta com estes. Resumindo, o ambiente era sempre de hostilidades entre europeus e indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário