Quando o governador Juan de Garay começou a formar astutatamente alianças com os ´´indigenas do Paraguai, cerca de 300.000 guarani viviam só no terrítório do Guaíra e tratou-os com sagaz benevolência.
Então os indígenas contaram aos espanhóis que consumiam uma erva de beber (caá=mate-em cuia -pequenas cabaças, por meio de um leve tubo de palha. Davam os índigenas uma explicação, como fosse um segredo, que Tupã lhes havia confiado através de um Pajé(feiticeiro) e contaram a eles dos males e das virtudes do tal chá. A bebida era saborosa, os seus benefícios fáceis de experimentar e positivos e assim é que foi sendo ensinado seu uso e os conquistadores começaram também a consumi-lo diáriamente.
Com a demanda de erva mate os encomenderos mandavam os indígenas andar até cento e cinquenta ou mais léguas de distância para pegar as folhas, demoravam mais ou menos um ano ou mais entre ir e voltar, e sucedeu que passando por tantas privações , doenças e perigos ao longo da tarefa começaram a morrer caravanas inteiras nos pantanais, nos despenhadeiros, suas ossadas eram encontradas aos lotes ou esparsas ao lado da carga-de caá-apodrecida ao longo das trilhas de então.
obs:uma légua equivale a 6.600 m aproximadamente.
monumento a Juan de Garay em Buenos Aires |
Nenhum comentário:
Postar um comentário