GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

REAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS ENCOMENDEROS

Além de tentar impedir as mortes e exploração dos indígenas pelos espanhóis(encomenderos)Os frades dominicanos e franciscanos que acompanhavam sempre as caravanas tentaram desmoralizar o feiticeiro que tinha grande poder sobre os indigenas(liderança) amaldiçoaram a erva-mate cujo uso disseram, era indecente e que os mercadores eram infames.
Não é absolutamente verdade que a erva mate é ruim, pois seu uso se incorporou até hoje até entre os imigrantes europeus no sul do Brasil e no Paraguai o bebem frio, chamado tererê.

Quanto às mortes de indígenas ocasionadas pela fúria da exploração da erva mate veio uma ordem do Rei Felipe II, regulando os serviços prestados pelos indígenas aos espanhóis, que proibia sob graves penas que aqueles fossem forçados a buscar e beneficiar a erva e aos proprios indigenas apenas o consentiam durante quatro meses, no verão.
O PRIMEIRO CRIOULO A GOVERNAR A NOVA TERRA HERNANDO ARIAS DE SAAVEDRA, ABREVIADO O NOME PARA HERNANDÁRIAS
O governador Hernandárias apreendeu e fez queimar com solenidade, na praça pública de Buenos Aires um saco de erva mate, e baixou uma ordenança condenatória do seu uso, nela dizendo que "-rara era a pessoa naquela cidade e na de Assunção que a não bebesse com ofensa de Deus, atendendo às muitas excomunhões e penas fulminadas pelos juízes eclesiásticos contra tão enraizado vício, e , apesar das repreenções e penitências impostas pelos pregadores, que sobre ele tem tanto vozeado...
Posteriormente ainda foi mandado queimar o que existia  desta erva no comércio da colônia.
Hernandárias, na verdade  visava aliviar o sofrimento e o jugo imposto aos indígenas pelos encomenderos por causa do comércio da erva-mate.Chegou a reunir todos os indígenas em Santa Fé e publicamente declarou "que eles eram tão livres como os espanhóis"



NOBRE HERNANDÁRIAS! Hernando Arias de Saavedra (10 de Setembro 1564 Assunção, Paraguai1634 Em Santa Fé (Argentina), também chamado de Hernandarias (abreviação do seu nome), foi um Militar e Político Crioulo, primeiro nascido na América que ocupou o posto de governador de uma região Colonial. Nasceu em Assunção, filho de Martín Suárez —oficial de Álvar Núñez Cabeza de Vaca— e neto de Mencia Calderón, Hernandarias empreendeu uma carreira militar com pouca idade e participou de inúmeras expedições de exploração e conquista nos atuais territórios de Paraguai e Argentina, entre elas a fundação de Concepción de Nuestra Señora. Seus feitos como oficial e administrador o levou á nomeação como governador de Assunção em 1592; ocupou o cargo de responsabilidade durante três períodos. Ao mesmo tempo, seu meio-irmão Hernando de Trejo foi nomeado Bispo de Assunção

Um comentário:

aseganfreddo.com disse...

Hernandárias era diferente por ter nascido na América, a peninsula Iberica era tão estranha para ele como para os indigenas....Na verdade os indigenas estavam protegido até que ele governou, depois é que os nativos foram castigados, eliminados, mortos..... deveria per mais homenagens a Hernandárias.

Postar um comentário