GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

OS AÇORIANOS E A FUNDAÇÃO DE PORTO ALEGRE

AÇORES;FONTE :ENCICLOPÉDIA LIVRE

mapa com todas as ilhas
Localização geográfica

Topografia dos Açores (imagem gerada a partir dos dados altimétricos da missão SRTM/NASA).
Os Açores são um arquipélago que, embora situado precisamente sobre a Dorsal Média Atlântica, devido à sua proximidade com o continente europeu e à sua integração política na República Portuguesa e na União Europeia é geralmente englobado na Europa.

O arquipélago situa-se no nordeste do Oceano Atlântico entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 25º e os 31º de longitude Oeste. Os territórios mais próximos são a Península Ibérica, a cerca de 2000 km a leste, a Madeira a 1200 km a sueste, a Nova Escócia a 2300 km a noroeste e a Bermuda a 3500 km a sudoeste. Integra a região biogeográfica da Macaronésia.

OS ACORIANOS E A FUNDACAO DE PORTO ALEGRE.
O ARQUIPÉLAGO DOS ACORES  SOB O COMANDO DOS PORTUGUESES DESDE  1439 FOI COLONZADO POR PORTUGUESES, HOLANDESES, ESPANHÓIS, FRANCESES,ÁRABES E JUDEUS.JÁ EM 1620 AS ILHAS SUPERPOVOADAS, A POPULACAO VIVIA EM PENURIA E O BRASIL AINDA MUITO PARA POVOAR....PODIA-SE DIZER ERA UM DESERTO.HUMANO.
O BRIGADEIRO SILVA PAIS  SOLICITOU QUE O GOVERNO DE LISBOA ENVIASSE PARA A COLONIZACAO DO SUL DO BRASIL CASAIS DE ACORIANOS . NO ANO DE 1748 JÁ APORTAVAM EM SANTA CATARINA , EM 1749 EM RIO GRANDE, EM 1752 NO PORTO DE VIAMAO , QUE DEPOIS FOI DENOMINAPO POR ISSO DE PORTO DOS CASAIS.TAMBEM EM RIO PARDO, SANTO AMARO, TAQUARI,TRIUNFO,CONCEICAO DO ARROIO, ESTREITO, MOSTARDAS....DIVERSOS LUGARES DO RIO GRANDE DO SUL.
O NUMERO ERA EM TORNO DE 4.000 CASAIS, COMO REGISTRAM DOCUMENTOS OFICIAIS.
JÁ EM 1780 O NUMERO DE ACORIANOS NO RIO GRANDE DO SUL JÁ APONTAVA 10,503 INDIVIDUOS.E UM NUMERO SIGNIFICATIVO DE 55% DA POPULACAO RIOGRANDENSE.
OS ACORIANOS NÃO ERAM DADOS Ä SESMARIAS, MAS A PEQUENAS PROPRIEDADES, CADA CASAL RECEBIA UM QUARTO DE LEGUA(  ) EM QUADRADO , DUAS VACAS, PRACAS E CONSTRUCAO DE UMA IGREJA E UM SACERDOTE DAS PROPRIAS ILHAS  PARA ASSSITI-LOS.
CULTIVAVAM TRIGO, MAS COMO AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS COMPRAVAM E NÃO PAGAVAM PARARAM DE PRODUZIR...DESCONFIO QUE FOI AÍ O INICIO DA ROBALHEIRA DOS GRANDES EM RELACAO AOS PEQUENOS NO BRASIL....
DEIXARAM ENTAO OS ACORIANOS DE PLANTAR E SE TRANSFORMARAM EM CRIADORES DE GADO, LATIFUNDIÁRIOS.
FORAM CONCEDIDAS  ENTRE OS ANOS DE 1780 E 1800 MAIS DE CEM ESTANCIAS.
EM 1814 UM GRANDE NUMERO DE ACORIANOS TAMBEM RECEBERAM SESMARIAS NA REGIAO MISSIONEIRA.
A ELITE DO POVO PORTUGUES ERA ACORIANA, PERTENCENTE Á NOBREZA PORTUGUESA.
NÃO ERAM DADOS Ä BELIGERANCIA.
MULHERES BONITAS, ESBELTAS, MUITO BRANCAS E DE OLHOS AZUIS, MOSTRAVAM A DESCENDENCIA FLAMENGA DOS POVOADORES DOS ACORES.
ERAM RELIGIOSOS E DEVOTOS DO ESPIRITO SANTO.A TRADICAO.FAMILIAR ERA DE MUITA RELIGIOSIDADE NAS FAMILIAS.
MAIS TARDE, EMBORA NÃO GOSTASSEM DA VIDA MILITAR OBRIGARAM-SE A PEGAR EM ARMAS  PARA DEFENDER SUAS PROPRIEDADES.
COM O TEMPO MISSIGENARAM-SE COM OUTRAS ETNIAS: PAULISTAS, LUSOS, ESPANHÓIS, INDIOS....CONTRIBUIRAM COM A COSNTRUCAO DO CARATER DO GAÚCHO ATUAL.
FUNDACAO DE PORTO ALEGRE.
JERONIMO D E ORNELAS MENEZES E VASCONCELOS, INTEGRANTE DA TROPA MILITAR DE JOAO DE MAGALHAES , NATURAL DA ILHA DA MADEIRA , FIXOU RESIDENCIA NO MORRO DE SANTANA NO ANO DE 1752. EM 5 DE NOVEMBRO DE 1740 OBTEVE A POSSE DEFINITIVA DAS TERRAS ONDE HAVIA SE ESTABELECIDO.
O SITIO DO DORNELES, ÉRA O NOME CONHECIDO DESTA PROPRIEDADE.
QUANDO AS MISSOES FORAM TOMADAS ESTE SITIO FICOU NO CAMINHO ENTRE AS MISSOES E RIO GRANDE.FICOU COMO UM LUGAR DE POUSO E ESPERA PARA A GENTE ACORIANA QUE SE DESTIVANA A POVOAR A REGIAO MISSIONEIRA.
ESTE SÍTIO DO DORNELES MAIS TARDE APARECE COMO PORTO DOS CASAIS.
NA VERDADE OS ACORIANOS NÃO ERAM DESTINADOS A FUNDAR PORTO ALEGRE, MAS  ALGUNS FICARAM POR ALI, PELO SITIO DO DORNELES AO DERREDOR :SANTO AMARO, RIO PARDO, TRIUNFO, TAQUARI.
DEPOIS DA CHEGADA DE  JOSE MARCELINO DE FIGUEIREDO EM 1769, OS POUCOS CASAIS DE ACORIANOS QUE MORAVAM NO PORTO DOS CASAIS PRINCIPIOU A MELHORAR  , POIS INICIOU-SE A FORMACAO DE UM POVOADO, QUANDO COSNTRUIRAM A ERMIDA DE SÃO FRANCISCO DE CHAGAS. JERONIMO MUDOU-SE DA FAZENDA DORNELES PARA  TRES IRMAOS, ASMARGENS DO RIO CAÍ, ONDE FUNDOU UMA ESTANCIA CHAMADA DE SANTA ANA DO RIO DOS SINOS.
COM A INTENCAO DE FUNDAR  UM POVOADO DESAPROPRIARAM A FAZENDA D E INACIO FRANCISCO,QUE FORA DE JERONIMO,.ISTO FOI FEITO  A PEDIDO DO BISPO DO RIO DE JANEIRO  D. FREI ANTONIO DO DESTERRO  AO GOVERNADOR JOSE MARCELINO DE FIGUEIREDO . ENTAO ESTE BISPO CRIOU NO ANO DE 1772 A FREGUESIA DE SÃO FRANCISCO , NO ANO DE 1772, EM 1773 MUDARAM O NOME PARA NOSSA SENHORA MADRE DE DEUS DE PORTO ALEGRE.
DIZ-SE Que  ESTE NOME PODE TER SIDO DADO EM HOMENAGEM Á PRINCESA D.MARIA, FILHA DE D.JOSE I , E Á FAMOSA  ,RAINHA   D. MARIA  I, MAE DE D.JOAO VI.
ASSIM PROGREDIU A POVOACAO COM DESCENDENTES DE ACORIANOS, MAIS 60 PAULISTAS TRAZIDOS PELO GENERAL GOMES FREIRE DE ANDRADE .NO ANO DE 1773 O GOVERNADOR MARCELINO TRANSFERIU DE VIAMAO PARA O NOVO POVOADO A CAPITAL DA PROVINCIA E A PARTIR DAÍ A CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL  PASSOU A SER PORTO ALEGRE ATÉ O TEMPO PRESENTE.
EM 1780 PORTO ALGRE JÁ CONTAVA COM 1.200 HABITANTES E FOI ELEVADA A CATEGORIA DE VILA.
QUADRO RETRATANDO A CHEGADA DOS CASAIS AÇORIANOS
E ASSIM NASCEU NOSSA LINDA CAPITAL PORTO ALEGRE.
,

PORTO ALEGRE NO TEMPO PRESENTE