GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

domingo, 29 de janeiro de 2012

AS PRIMEIRAS SESMARIAS

AS PRIMEIRAS SESMARIAS

(.........

Fundada a   FORTALEZA  JESUS-MARIA-JOSÉ   pelo Brigadeiro SILVA PAIS  iniciou-se  a povoação efetivamente no ano de 1723 por lagunistas( habitantes de Laguna) implantaram invernadas(fazendas de gado) trasportado este da VACARIA DO MAR –gado selvagem)  e colocaram na faixa litorânea entre SÃO JOSÉ DO NORTE E TORRES.
As  duas primeiras sesmarias  foram  doadas  em 1732 no atual município de TRAMANDAI , uma para MANUEL GONCALVES RIBEIRO E OUTRA A  FRANCISCO XAVIER RIBEIRO , estes dois já lá se encontravam  faziam cinco anos criando gado.
No  ano seguinte foram concedidas numerosas sesmarias . No ano de 1736 o CONDE DE  SARZEDAS  )estava autorizado por carta régia a doar sesmarias a quem quisesse vir se estabelecer no RIO GRANDE DE SÃO PEDRO. Entre o estreito e o Chuí  foram concedIdas Sesmarias .
Nomes de sesmeiros que ali se estabeleceram: DOMINGOS MARTINS, FRANCISCO DE SEIXAS, MANUEL DE BARROS,JOSÉ  SILVA,MANUEL GONCALVES  BRANDAO ,MIGUEL  PEREIRA, FRANCISCO XAVIER, DOMINGOS ROBALO, FERNANDO RIBEIRO, ENTRE OUTROS.
Era a estrat;egia dos portugueses para tomar posse da terra, enquanto os espanhóis se dedicaram mais a fundação de povoamentos que depois se transformanvam  em cidades
Mais SESMARIAS  foram concedidas em 1738 nos CAMPOS DE VACARIA  a JOSE FERREIRA CHAVES, , JOAO DA SILVA SOUSA E MANUEL ALVES, mas estes não efetivaram a posse por isto deu origem ao nome de SÃO JOSÉ DOS AUSENTES.
Entao foi necessário procurar outros sesmeiros dispostos a se isntalar nos CAMPOS DE VACARIA, e foram doadas terras a  CRISTÓVAO PEREIRA DE ABREU,FRANCISCO DE SOUSA FARIA  E A PEDRO DA SILVA CHAVES. Por morte de CRISTOVAO PEREIRA  JOAO BATISTA FEIJÓ  , do Rio de janeiro  arrematou esta em leilão público.
Familias inteiras chegavam para incentivar o desenvolvimento  que era praticamente até então composto só de militares. Tropeiros, estancieiros, soldados, comerciantes , aventureiros afluíam de SÃO  PAULO , do  RIO DE JANEIRO, DE MINAS GERIAS, DE PERNAMBUCO,DA COLONIA DO SACRAMENTO,  DE LISBOA,  e assim foram povoando o imenso território riograndense, que então assim era chamado de  CONTINENTE DE SÃO PEDRO.
A capela chamada de CAPELA GRANDE DE VIAMAO  foi fundada em 1741 , dedicada a NOSSA SENHORA DA CONCEICAO , por FRANCISCO CARVALHO CUNHA , na ESTANCIA GRANDE , VIAMAO  foi elevado a categoria de freguesia(   )  em 3 de dezembro do ano de 1747.
Observamos que, como vieram famílias  de diversos ËSTADOS, ENTAO CHAMADOS PROVINCIAS- DO BRASIL é um erro a discriminação que o gaucho sofre por outros Estados no tempo presente, lembrando que se foi povoado por paulistas, mineiros, cariocas, lisboetas,etc....antes da chegada dos imigrantes europeus, o Rio Grande do Sul  tem um pouco de cada “sangue””....esperamos que esta história seja conhecida , e talvez seja por isso que o RIO GRANDE DO SUL é um povo hospitaleiro, que gosta de receber pessoas tanto de outros Estados no tempo presente, quanto estrangeiros.Esperamos que, sendo a história do primeiro povoamento conhecida, os outros brasileiros residentes em outros Estados se sintam também um pouco “gaúchos  

  
,    

Nenhum comentário:

Postar um comentário