GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

AS PRIMEIRAS SESMARIAS

AS PRIMEIRAS SESMARIAS

(.........

Fundada a   FORTALEZA  JESUS-MARIA-JOSÉ   pelo Brigadeiro SILVA PAIS  iniciou-se  a povoação efetivamente no ano de 1723 por lagunistas( habitantes de Laguna) implantaram invernadas(fazendas de gado) trasportado este da VACARIA DO MAR –gado selvagem)  e colocaram na faixa litorânea entre SÃO JOSÉ DO NORTE E TORRES.
As  duas primeiras sesmarias  foram  doadas  em 1732 no atual município de TRAMANDAI , uma para MANUEL GONCALVES RIBEIRO E OUTRA A  FRANCISCO XAVIER RIBEIRO , estes dois já lá se encontravam  faziam cinco anos criando gado.
No  ano seguinte foram concedidas numerosas sesmarias . No ano de 1736 o CONDE DE  SARZEDAS  )estava autorizado por carta régia a doar sesmarias a quem quisesse vir se estabelecer no RIO GRANDE DE SÃO PEDRO. Entre o estreito e o Chuí  foram concedIdas Sesmarias .
Nomes de sesmeiros que ali se estabeleceram: DOMINGOS MARTINS, FRANCISCO DE SEIXAS, MANUEL DE BARROS,JOSÉ  SILVA,MANUEL GONCALVES  BRANDAO ,MIGUEL  PEREIRA, FRANCISCO XAVIER, DOMINGOS ROBALO, FERNANDO RIBEIRO, ENTRE OUTROS.
Era a estrat;egia dos portugueses para tomar posse da terra, enquanto os espanhóis se dedicaram mais a fundação de povoamentos que depois se transformanvam  em cidades
Mais SESMARIAS  foram concedidas em 1738 nos CAMPOS DE VACARIA  a JOSE FERREIRA CHAVES, , JOAO DA SILVA SOUSA E MANUEL ALVES, mas estes não efetivaram a posse por isto deu origem ao nome de SÃO JOSÉ DOS AUSENTES.
Entao foi necessário procurar outros sesmeiros dispostos a se isntalar nos CAMPOS DE VACARIA, e foram doadas terras a  CRISTÓVAO PEREIRA DE ABREU,FRANCISCO DE SOUSA FARIA  E A PEDRO DA SILVA CHAVES. Por morte de CRISTOVAO PEREIRA  JOAO BATISTA FEIJÓ  , do Rio de janeiro  arrematou esta em leilão público.
Familias inteiras chegavam para incentivar o desenvolvimento  que era praticamente até então composto só de militares. Tropeiros, estancieiros, soldados, comerciantes , aventureiros afluíam de SÃO  PAULO , do  RIO DE JANEIRO, DE MINAS GERIAS, DE PERNAMBUCO,DA COLONIA DO SACRAMENTO,  DE LISBOA,  e assim foram povoando o imenso território riograndense, que então assim era chamado de  CONTINENTE DE SÃO PEDRO.
A capela chamada de CAPELA GRANDE DE VIAMAO  foi fundada em 1741 , dedicada a NOSSA SENHORA DA CONCEICAO , por FRANCISCO CARVALHO CUNHA , na ESTANCIA GRANDE , VIAMAO  foi elevado a categoria de freguesia(   )  em 3 de dezembro do ano de 1747.
Observamos que, como vieram famílias  de diversos ËSTADOS, ENTAO CHAMADOS PROVINCIAS- DO BRASIL é um erro a discriminação que o gaucho sofre por outros Estados no tempo presente, lembrando que se foi povoado por paulistas, mineiros, cariocas, lisboetas,etc....antes da chegada dos imigrantes europeus, o Rio Grande do Sul  tem um pouco de cada “sangue””....esperamos que esta história seja conhecida , e talvez seja por isso que o RIO GRANDE DO SUL é um povo hospitaleiro, que gosta de receber pessoas tanto de outros Estados no tempo presente, quanto estrangeiros.Esperamos que, sendo a história do primeiro povoamento conhecida, os outros brasileiros residentes em outros Estados se sintam também um pouco “gaúchos  

  
,