GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AS REDUÇÕES JESUÍCAS DO GUAÍRÁ

ESTE É O MAPA

Toponímia
A palavra Guairá vem do nome de um cacique da região chamado Guayrá ou Guayracá. “La Piñeria” (O Pinheiral) se deve porque grande parte da terra era coberta com o "Pinheiro do Paraná" (Araucaria angustifolia), também conhecida pelo nome de origem indígena, Cury.

 Límites

O Guairá tinha como limites o Rio Iguaçu (ao sul), o Rio Paraná (a oeste), a linha do Tratado de Tordesilhas (a leste) que a separava do Brasil (deste modo o Oceano Atlântico, acabou por ser o limite natural a leste de Guairá nestas latitudes), e o Rio Tietê (ou Añemby rio que separava os Guaranis dos Tupis) ao norte. A área de atuação dos Jesuítas foi desenvolvido em um território mais reduzido entre os rios Paraná, Iguaçu, Tibagi (ou Tibajiva, que era o limite efetivo com os portugueses) e Paranapanema.

 Principais características geográficas

A região consiste, em sua maior parte, em planaltos com cadeias montanhosas e serras cobertas por densas florestas de coniferas, sobretudo (dado o clima razoavelmente temperado na maior parte do território) pela Mata de Araucária. O território é atravessado por muitos rios, como o Paraná, Paranapanema, Iguaçú, Tibagi, Piquiri, Pirapó, Yapo etc.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário