GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DA HISTÓRIA DO GUAIRÁ

MOSTRANDO OS ATUAIS PAÍSES DESTAS REDUÇÕES 
HOUVERAM DUAS FASES NA HISTÓRIA DAS REDUÇÕES JESUÍTICAS. UMA COMPREENDE O PERÍODO ENTRE 1580 E 1680 E A SEGUNDA ENTRE O PERÍODO ENTRE 1682 E 1801.

 do livro de João simões Lopes Neto "terra Gaúcha"
Observo que existem outros escritores mas considero de uma originalidade de quem viveu proximo aos acontecimentos este escritor, por isso dou-lhes crédito.

Observo que quando estudamos vem-nos à mente apenas o segundo período, o das reduções do Tape, os Sete Povos das Missões, mas desde que o primeiro europeu pisou nestas terras já vinha trazendo junto
às expedições sempre alguns membros de ordens religiosas, não necessáriamente só os jesuítas. Mas os jesuítas, como tinham a real intenção de "salvar almas" foram os que fizeram o melhor trabalho, o que ficou registrado até hoje em museus e ruínas, infelizmente. Pena que os portugueses e espanhóis não tinham" "alma" de  padre jesuíta".

O primeiro período deu-se entre 1580 e 1680 e o segundo entre  1682 e 1801. No segundo é que foram erigidos templos grandiosos , antes as reduções não passavam de toscas cabanas de pau a pique, com uma cruz de madeira, onde se dizia que " os índios estavam pacificados", o que não é a pura verdade. Muitas batalhas houveram entre os indígenas e os colonizadores, entre os proprios indigenas, os indígenas aliados ora aos  espanhóis ora aos portugueses, que fingiam ser amigos até que as nações Ibéricas estiveram juntas(1580/1640).A´pos a fundação da Colonia do sacramento em 1680 começaram os portugueses e espanhóis a contender entre eles com mais evidência, Apesar do que acontecia ao redor, como o território era grande e inóspito os padres da Companha de Jesus continuaram seu trabalho, digamos , quase que à revelia dos reinados  e assim alcançaram grande prosperidade e esta experiência de quase paz e prosperidade durou quase um século, culminando depois com a destruição total do projeto com a Guerra Guaranítica que se diz durou de 1753 a 1756, mas houveram muitos antecedentes antes deste trágico desfecho, que jamais recuperaria o trabalho dos jesuítas e o povo Guarani, o mais atingido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário