GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALVAR NUNES CABEZA DE VACA VOLTA A NAVEGAR




"Desta vez chega à America do Sul. Resolve ir até Assunção. convence os guaranis à guiá-lo até lá, saindo de Laguna, no atual Estado de Santa Catarina. Os indigenas o ajudaram, construindo embarcações, pois os guaranis eram ótimos navegadores. Chegando ao Iguaçú, ocultaram de Cabeza de Vaca a existência das Cataratas do Iguaçu. Pretendiam com isso livrar-se dele e do seu grupo de comandados. Cabeza de Vaca desconfiou e mandou um grupo à frente. Encontraram as Cataratas e salvaram-se da morte. Existe uma placa em sua homenagem na tríplice fronteira. "





Cabeza de Vaca regressou à Espanha em 1537 e conseguiu que se lhe outorgasse o governo do Rio da Prata. Para fazê-lo efetivo, iniciou em 1540 sua segunda viagem, que o levou a sul do continente americano. Após longa viagem por terra, partindo da Ilha de Santa Catarina, no Brasil, descobriu, em 1542, as Cataratas do Iguaçu. Também explorou o curso do Rio Paraguai e submeteu algumas tribos indígenas. Porém, logo entrou em conflito com os colonos espanhóis estabelecidos anteriormente que, chefiados por Irala, rejeitaram a autoridade do governador e seus projetos de organizar a colonização do território, esquecendo de perseguir os quiméricos tesouros de que falavam as lendas indígenas.




Os descontentes se sublevaram em 1544 (rebelião dos comuneros) e enviaram Cabeza de Vaca a Espanha acusado de abusos de poder na repreensão dos dissidentes (como o incêndio de Assunção em 1543). O Conselho das Índias lhe desterrou a Orán em 1545. Oito anos depois foi indultado e se estabeleceu em Sevilha como juiz.



comuneros= membros da comunidade espanhola já radicados na América -já não aceitavam as ordens que vinham do além-mar.

Era muito difícil um cargo de poder como a de um adelantado manter-se por muito tempo. Os espanhóis que já estavam radicados em Buenos Ayres e Assunção dominavam já o território, lutavam por ele, era vão o esforço da  Coroa Espanhola em mandar um homem de sua confiança para tomar conta, por isso estes homems sucumbiam ora por força  das intempéries ora pela oposição dos compatriotas já radicados nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário