GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O POVOAMENTO PORTUGUES E ESPANHOL NA REGIÃO DO PRATA


     Na verdade os jesuítas desbravaram o Sul do Brasil antes dos pretensos colonizadores da Península Ibérica, organizaram os Guaranis e já eram muito prospéros e felizes e tinham muito ainda por fazer...No entanto, longe desta terra as duas coroas (Portugal e Espanha) como raposas astutas, disputavam entre si o território, iam firmando tratados de divisão territorial, alheios aos povos que habitavam estes campos, matas, litorais, e com o passar dos séculos- na verdade  DO ANO DE 1494 ATÉ O ULTIMO TRATADO  CHAMADO " DE SANTO ILDEFONSO" ATÉ 1777, QUE TRATAVAM DA DIVISÃO DESTE TERRITORIO!

Houveram na verdade  TRES TRATADOS FIRMADOS DE SANTO ILDEFONSO-NOME DA POVOAÇÃO  espanhola de Santo Ildefonso, em Segóvia:




Tratado de Santo Ildefonso (1777) (Primeiro Tratado de Santo Ildefonso), entre Portugal e Espanha

Tratado de Santo Ildefonso (1796) (Segudo Tratado de Santo Ildefonso), entre a Espanha e a França

Tratado de Santo Ildefonso (1800) (Terceiro Tratado de Santo Ildefonso), entre a Espanha e a França

                      MUITAS CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL LEVAM O NOME QUE REMETE AO POVOAMENTO DO TERRITÓRIO, COMO ESTA, VACARIA!


Um exemplo de que os Jesuítas trouxeram a riqueza, que depois foi cobiçada pela peninsula Iberica:
"/No atual Estado do Rio Grande do Sul existe  a cidade chamada "vacaria", que é assim chamada por ter sido uma estância de gado vacun dos jesuítas. Está registrado que no ano de 1713 os padres com seus indígenas vaqueanos abriram uma picada passando pór  Passo Fundo, Mato Portugues e Mato Castelhano, passando neste rumo conduziram 80.000 cabeças de gado para esta região. O padre chamava-se ROQUE GONZALES. Deste gado, nestas ricas terras com mais alguns anos o gado contava-se em milhares de cabeças! Este local era chamado então de "Baqueria", correspondente da lingua espanhola para "Vacaria">

Nenhum comentário:

Postar um comentário