GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de maio de 2010

TRATADOS

Na época das GRANDES NAVEGAÇÕES Espanha e Portugal iam firmando TRATADOS para repartir entre si o domínio dos territórios que consideravam "decobertos'  e assim, no ano de 1494 firmaram o primeiro TRATADO , chamado de TRATADO DE TORDESILHAS  que determinava o que segue:
-firmado  em 07 de junho de 1494
"as áreas do Mundo extra-europeu, demarcava o  NOVO MUNDO nos dois hemisférios de pólo a pólo
, dando a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se encontra o Brasil, ficando também Portugal com as terras localizadas a leste da linha de 370 léguaS TRAÇADAS A PARTIR dos Açores e Cabo Verde,  A ESPANHA COM AS TERRAS QUE FICASSEM DO LADO OCIDENTAL DESTA LINHA.
A faixa de terras que dava direito a Portugal sobre as terras do Brasil foi produto de constante rivalidade entre Portugal e Espanha .
Neste contexto geográfico atual região do Rio Grande do Sul pertenceriam à Espanha, onde foram introduzidos os padres Jesuítas, que a partir do ano de 1620 foram implantando as reduções jesuíticas, dentre as quais a de SANTA TERESA no atual município de Passo Fundo. Nas constantes disputas, apesar do Tratado de Tordesilhas-imaginemos demarcar um território deste tamanho sem instrumentos como temos hoje-uma linha teórica, na verdade-as primeiras reduções não chegaram a se  consolidar, como a de santa teresa, que durou apenas até 1637, quando foi tomada pelo Bandeirante andré Fernendez. dizem os escritos da época que aqui em Passo Fundo já estavam reduzidos 4.000 indígenas denominados TAPES  os mesmos guaranis- NO meio destes entreveros  entre Portugal e Espanha fiicaram os índigenas e os padres jesuítas. Somente na segunda metade do século XVII os jesuítas voltaram para formar os 7 POVOS DAS MISSÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário