GUERRA GUARANÍTICA

GUERRA GUARANÍTICA
A RESISTÊNCIA
Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de março de 2010

OS INDIGENAS QUE POVOAVAM O PLANALTO MEDIO

Denominados TAPES os índigenas que habitavam a região do Planalto Médio eram os mesmos Guaranis com esta denominação local
TAPE= POVOAÇÃO GRANDE.
Eram inimigos dos outros grupos guaranis, porém seus usos e costumes e a fala eram semelhantes.
Uma lenda entre eles contava o motivo da inimizade:
Eis a lenda:

"Tupi e Guarani erma irmãos, ambos com numerosa família  As esposas de um e de outro entraram a disputar a posse de um papagaio, espalhando-se a contenda pela tribo inteira, advindo a separação , ficando TUPI, o mais velho , na maior parte do  atual território brasileiro, enquanto GUARANI , o mais moço buscou as terras  do  sul.

As crenças dos TAPES eram semelhantes as dos TUPIS. Realizavam ritos de iniciação, tirando o poder da mão do matriarcado e depositando na mão dos guerreiros.Ao  deus  iniciador chamavam Anhã-Tatá.
Tupã era o deus das trovoadas, Anhangá preservava a caça nos campos ,corporificado num cervo, temido pelos indígenas. Caapora era um gigante da mata , protetor  dos animais que nela habitavam, se o viam significava maus pressagios.Curupira era um duende de pés voltados para trás  , as vezes bom, as vezes mau! Pica-pau  era protetor das árvores e Urutau protetor dos pássaros..
O Pagé tinha  grande poder sobre as pessoas da tribo, era temido e obedecido, tinha grande influencia.Também desempenhou um papel importante na revolta contra os jesuítas quando estes queriam mudar-se com todo o povo reduzido, conforme os acôrdos dos governos portugues e espanhol nos tratados de Tordesilhas, e depois Santo Ildefonso, na partilha do território.
As crenças na imortalidade da alma faziam parte da religiosidade destes personagens, e , segundo a visão euroéia dos padres, era incompleta. Hoje já não vemos mais as crenças e tradições indígenas com este olhar.
consideravam que as necessidades físicas não se esgotavam com a morte, por isso deixavam as armas nas sepulturas, colocavam alí comida e bebida.
Ang= alma

com a mesma palavra denominavam SOMBRA, por exemplo, sombra do sol:=coaraci-ang, sombra da árvore=ibirá-ang.
Aos "fantasmas" denominavam Anguçu= alma grande ou sombra grande. Denominavam também as 'almas de outro Mundo' de Angoera= ang=alma  goéra ou cuera=o que foi e não é mais, pois cuera= ir
Descrito o Guarani como :de estatura média, reforçados e bem feitos . Tronco grande,pés e mãos pequenos, bem nutridos e robustos.Muito resistentes fisicamente, óbvio, viviam em constante movimento.Descritos como cruéis e impiedosos quando se consideravam afrontados, tinham gosto por pintura e tatuagem.








Um comentário:

aseganfreddo.com disse...

A CHEGADA DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA DO SUL DEU-SE BEM ANTES DO QUE GERALMENTE É COMENTADO. VEJAM QUE NO SÉCULO XVI OS DISCIPULOS DE LOYOLA, O SOLDADO DE DEUS , JÁ SE ENCONTRAVAM ENTRE OS POVOS INDIGENAS. DESTES PRIMEIROS DOIS SÉCULOS DE TRABALHO POUCO RESTOU, POIS O QUE TINHA SIDO CONSTRUIDO NO PARAGUAI, ARGENTINA, PARTE DA BOLIVIA FOI DESTRUÍDO NA DISPUTA PELO TERRITÓRIO ENTRE OS PORTUGUESES E OS ESPANHÓIS. NA REGIÃO DE PASSO FUNDO/CIRÍACO NADA FICOU POIS NÃO HOUVE TEMPO DE CONTRUIR NADA. A REDUÇÃO DE SANTA TERESA DUROU DE 1632 A 1636/37.DISPERSOS OU APRISIONADOS OS INDÍGENAS REDUZIDOS DESPARECERAM POR UM BOM TEMPO. OS JESUÍTAS VOLTARAM PARA FUNDAR DEPOIS OS SETE POVOS DAS MISSÕES, NO SÉCULO XVII E A PAZ E PROSPERIDADE DUROU POR QUASE UM SÉCULO. NOVAMENTE NA DISPUTA PELO TERRITORIO PORTUGAL E ESPANHA SE ENGALFINHARAM E ENTÃO SIM...SÓ SOBRARAM RUÍNAS E OS POVOS INDIGENAS DO RIO GRANDE DO SUL NUNCA MAIS FORAM OS MESMOS!

Postar um comentário